segunda-feira, 1 de março de 2010

Terramotos


O que é um terramoto?

Um terramoto e um sismo são a mesma coisa só que quando faz estragos maiores chama-se Terramoto e quando faz só um abaninho diz-se que é um sismo.

O Fenómeno Natural

Um terramoto é um fenómeno natural que dura cerca de segundos e pode deixar estragos a partir da escala de 6.

Escala de Risco

6-As árvores começam a abanar e os prédios começam a rachar.

7-Começa a existir estragos nos edifícios e as chaminés partem-se.

8- O chão e as pontes começam a rachar. O último andar fica destruído.

9-Os edifícios começam a desmoronar.

10-A água canalizada acaba-se.

11-Os edifícios estão quase todos desmoronados, as pontes, diques e barragens começam a partir.

12-Fica tudo destruído.

Terramoto de 1755

A maior catástrofe natural que alguma vez aconteceu em Portugal foi o terramoto de Lisboa de 1755.Tudo aconteceu no dia 1 de Novembro de 1755.Neste terramoto, morreram muitas pessoas. Apesar de o terramoto ter sido em Lisboa, sentiu-se em todo o país e sentiu-se até ao Sul de França e ao Norte de África. O cais de Lisboa afundou-se e o rio Tejo começou a invadir Lisboa. Após o terramoto em terra, seguiu-se um maremoto. Passado algum tempo, houve um segundo abalo muito violento. A cidade incendiou-se. As pessoas que sobreviveram rezavam nas ruas. Durante horas, os abalos não pararam, embora já fossem mais fracos do que os primeiros. A baixa de Lisboa estava praticamente destruída: caíram casas, igrejas e edifícios públicos. Durante três dias, os abalos e os incêndios não pararam. O terramoto fez muitos estragos por todo o país. Depois do terramoto acabar Marquês de Pombal reconstruiu a cidade toda de Lisboa.



   


Para teres uma noção do que acontece ao nível dos estragos causados por diferentes graus da escala de richter, clica em baixo:

Estela Beatriz e Joana Filipa

Sem comentários:

Enviar um comentário